quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A nossa querida crase.

Olá a todos.
Nesta oportunidade quero falar um pouquinho sobre a crase, este é um termo que vem causando muitas dúvidas aos alunos e candidatos de concursos públicos, mas acredito que estudando um pouco esse tema, será bem provável que as dúvidas se disiparão, já que não é tão complicado quanto parece. Bom, amigos, vamos lá. Bom estudo!!!

Primeiro quando falamos de crase, falamos de união, fusão, ou seja, mistura de vogais. Sempre ocorrerá a fusão da preposição a + artigo ou pronome a(s). Como em: Fui a + as festas de carnaval = Fui às festas de carnaval. Fomos a + aquela loja comprar roupa= Fomos àquela loja comprar roupa.


Existem alguns truques para identificar a crase, como:
Se há a possibilidade de substituir a preposição A pelo vocábulo DA ao utilizar o verbo Vir em nomes própios de lugar, poderemos utilizar a crase, como o exemplo: Fomos à rua Augusta. Coloquemos o verbo vir e substituamos pela preposição da. Viemos da rua Augusta. Ok, podemos utilizar a crase. Otro exemplo: Fomos ao mercado. Substituindo temos; Viemos da mercado. Não, não podemos usar crase. Outro truque é trocar nomes femininos por masculinos e examinar se pode encaixar o vocábulo AO, vejamos um exemplo: Foi útil à comunidade, por; Foi útil ao bairro. Muito bom! Podemos usar crase.
Quando não podemos usar a crase??

Diante de nomes masculinos:
Assistimos ao concerto;
Isso cheira a erro;
Paulo veio ver a João.


Diante de substantivos femininos usados em sentido geral, ou seja, indeterminado:

Eduardo não vai a festas.


Antes de possessivos que precedem nomes relacionados a parentesco:
Pedi a minha irmã.
Antes de pronomes de tratamento(salvo senhora e senhorita):
Solicitamos a Vossa Senhoria...

Com a palavra casa quando não estiver expecificada:

Voltei a casa cansado;
Voltei à casa de minha avó. (aqui, sim)
Com a palavra terra, em oposição a bordo:
O capitão foi a terra com seus marinheiros;
Voltou à sua terra natal.
Com repetição da mesma palavra:
Dia a dia; uma a uma; gota a gota; etc.

Antes de artigos indefinidos:

Ela falou a uma mulher o assunto.
Antes de numerais cardinais quando o substantivo não for determinado pelo artigo:
O presidente visitou a seis países;
Não chega a nove reais.
Porém, quando há artigo:
O prêmio foi entregue às quatro alunas.

Não se coloca antes de verbos:

Valmir está disposto a estudar.
Antes da palavra distância quando não está especificada:
Ficamos a distância;
Ficamos à distância de trezentos metros.( aqui, sim)
Casos que podem ou não ser empregado a crase.

Antes de possessivos
Eu falei a minha amiga a verdade;
Eu falei à minha amiga a verdade.
Depois do vocábulo até:
Fomos até à praça
Fomos até a praça
Nomes de mulher:
Notifiquei a Juliana o ocorrido;
Notifiquei à Juliana o ocorrido.

Uso obrigatório

Com pronomes demonstrativos:
Conte àquela menina a verdade;
Falávamos à que comprou o carro. (aquela mulher que comprou o carro)
Com a palavra hora:

Às cinco horas.
Com pronomes relativo- A qual:
Dei a meu filho, à qual estimo, um lindo piano francês.
Em locuções prepositivas, conjuntivas e adverbias :
Às pressas, à força, à medida de, à proporção que, à direita, à esquerda, etc.
 
Obrigado por visitar meu blog, caso esta ou outra de minhas postagens te ajududaram, por favor, simplesmente clique em uma das propagandas do blog ou faça uma doação no link " doar" para que este trabalho continue ajudando você e outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário