sexta-feira, 13 de março de 2009

Colocação pronominal

Oi pessoal. A colocação pronominal vem sendo uma grande "pedra " no sapato de candidatos a concursos. Por isso, a fim de solucionar dúvidas, relacionadas a esses pronomes, escreverei um pouco sobre esse assunto. Primeiro, tente responder a questão a seguir, que foi questão do "STJ". A resposta está logo ao final das explicações.

Assinale a opção em que há erro de colocação pronominal, de acordo como a norma culta.

a) A primeira refere-se aos atuais mecanismos públicos e particulares.
b) São os elementos essenciais da vida, os quais não têm-nos dado a desejada segurança.
c) Consiste em nossa fraqueza de opormo-nos a uma espécie de movimento neofeudal.
d) A sociedade mostra-se perplexa com seu ajuste à eletrônica.
e) O estado não se mostra apto para encontrar soluções.

Próclise

Consiste na colocação do pronome átono antes do verbo e ocorre quando uma palavra o atrai.
Essas palavras podem ser: Pronomes indefinidos, relativos, interrogativos e advérbios que não sejam separados por vírgula.

Ex:. Alguém te quer bem; A mochila que me presenteou é linda; Quem nos disse isso?; Sempre me lembro.

Quando há uma conjunção subordinada.
Ex.: Quando nos falou, já era muito tarde.

Quando há gerundio precedido por EM ou por orações que expressem desejo.
Ex:. Em se falando de futbol, ele prestou atenção;
Que Deus te leve em proteção.

Em orações exclamtivas.
Ex.: Quanto nos custa trabalhar!!!;


Ênclise

Denota-se ênclise quando o pronome vem depois do verbo. Veja os casos:

Quando está no início do período.
Ex.: Ajudou-me a fazer o dever;
Vendo-a entrar, fugiu.

Gerúndio dá início a oração.
Ex.: O ladrão escapou, arrancando-me a carteira.

Quando há imperativo afirmativo.
Ex.: Diga-me a verdade.;
Escuta-me, moleque!!!

Mesóclise

Chamamos de mesóclise quando o pronome vai dentro do verbo. Somente acontecerá quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do passado, e, caso, não houver alguma palavra que chame o pronome para ser proclítica.

Ex.: Falar-te-ei a verdade.

Próclise facultativa

Com substantivo
Ex.: João se lembrou. João lembrou-se

Com pronomes pessoais e demostrativos
Ela me deixou. Ela deixou-me
Isso me alegra. Isso alegra-me

Com conjunções coordenativas.
Ex.: Procurou, e me encontrou. Procurou, e encontrou-me.

Com infinitivo impessoal regido da preposição para.

Corri para protegê-lo. Corri para o proteger.

Colocação nas locuções verbais

Auxiliar+infinitivo

Deve contar-te , ou devo-te contar, ou devo te contar.

Auxiliar + preposição+ infinitivo

Deixou de consultá-lo, ou deixou de o consultar.

Verbo auxiliar + gerundio

Estou me rendendo, ou estou rendendo-me, ou estou-me rendendo.

Auxiliar + particípio (nunca depois de particípio)

Havia lhe dito uma mentira.

Resposta da questão: B. "... não nos têm dado a desejada segurança", pois o "não" funciona como advérbio e este chama o pronome.

Obrigado por visitar meu blog, caso esta ou outra de minhas postagens te ajududaram, por favor, simplesmente clique em uma das propagandas do blog ou faça uma doação no link " doar" para que este trabalho continue ajudando você e outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário